Semana Acadêmica de Biomedicina e Farmácia tem programação dinâmica

Palestras e minicursos abrilhantaram a noite dos alunos

Do dia 22 ao dia 26 de maio, os cursos de Biomedicina e Farmácia, do Centro Universitário de Jales, realizaram a Semana Acadêmica Integrada. Com diversos temas que permearam da saúde pública à estética avançada, as áreas abrangidas pelo curso foram detalhadas pelos palestrantes. Outro diferencial foram os minicursos ofertados.

Iniciando a semana, alunos do primeiro ano acompanharam a enfermeira Fernanda Barbosa de Oliveira, que apresentou os “Princípios Gerais em Primeiros Socorros”. Didática e interativa, a palestrante conquistou os discentes presentes. Os veteranos ficaram com a companhia de Dirce Maria Ignácio dos Santos Gonzaga, que dissertou sobre a “Interpretação Laboral no Diagnóstico da Dengue”.

Na terça, 23 de maio, os estudantes puderam escolher o aprendizado da noite; Lilian Gardini Polegatti e Silvia Carla Passerini Fuentes, atuantes de “As Belezas de Ghaia”, distribuidora da Grandha Cosméticos Profissionais, de Fernandópolis, atuaram, sequencialmente, com palestras. Lilian fez avaliação capilar em discentes e docentes, falando sobre os tratamentos e as patologias presentes no couro cabeludo na “Apresentação da Terapia Capilar no Mercado Atual” e Silvia mostrou os princípios da “Aromaterapia e Práticas Integrativas”, ensinando aos alunos o poder do odor dos óleos essenciais e quais áreas da nossa percepção podem ser estimuladas pelo olfato.

O primeiro minicurso também foi ofertado na terça; Danilo Mandarini, perito criminal da Polícia Técnico-científica do Estado de São Paulo, trabalhou a “Perícia Criminal”, focando na identificação de impressões digitais. Os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos e descobrir impressões deixadas em azulejos com o auxílio de uma substância.

Quarta-feira, 24, as turmas de Biomedicina e Farmácia foram até a Câmara Municipal de Jales para conferir de perto as inovações do mercado estético. Bianca Aoque, mostrou os efeitos do “Preenchimento Labial e Suas Possíveis Complicações”; Joana Amaral falou sobre a Harmonização Corporal e Fernanda Camacho, docente da pós-graduação do UNIJALES explicou os “Fios de PDO”, que são linhas biodegradáveis e bioestimulantes usadas no tratamento de linhas de expressão e demais procedimentos. Alunos de Fisioterapia também compareceram na Câmara para acompanhar as palestras.

Na penúltima noite, três atrações movimentaram a semana de 2023; para os alunos de Farmácia, “Injetáveis” foi o minicurso ministrado pelo professor Antônio Carlos Gonçalves, coordenador de Enfermagem; Biomedicina pôde realizar o minicurso de Punção Venosa, com a docente Rafaela dos Santos Galatti. Quem optou pela palestra, o biomédico Izidoro Borges, responsável pelo laboratório São Roque, falou sobre o “Marketing na Saúde”, e as possíveis formas de fidelização dos clientes como também estratégias.

Finalizando a semana, na sexta (26), após o sucesso feito e a grande procura dos alunos pela participação, Danilo Mandarini retornou com o minicurso de Perícia Criminal; já em sala, a “Atuação do Profissional da Saúde no SUS” foi tema da palestrante Suzy Kelli de Barros Boton.

Diversos caminhos

Organizada pela coordenadora de Biomedicina e Farmácia, profa. Me. Kellys Ramos e pelo prof. Me. Adônis Coelho junto à disciplina de Projeto Interdisciplinar do 1º semestre de ambos os cursos, a Semana Acadêmica de Biomedicina e Farmácia buscou unir conhecimento teórico e prático, com a presença de profissionais formados na área e suas especializações, apresentando vários caminhos para serem seguidos após a finalização da graduação.