Semana Acadêmica Integrada de Letras mostra o potencial do curso em nossa região

Pratas da casa fizeram noite de abertura com maestria

O final de maio e o início de junho foram marcados por uma extensa programação para os cursos de licenciatura do UNIJALES. De 29 de maio a 02 de junho, a Semana Acadêmica Integrada obteve grande sucesso! Já nos primeiros minutos, a noite de abertura ficou marcada pela presença de renomadas egressas de Letras.

A Casa do Poeta e Escritor de Jales, muito bem representada pela docente do curso e escritora, professora Tamar Naline Shumiski e também pela autora de livros infantis, Marilene Teubner, que expuseram suas obras na solenidade. Marilene realizou a famosa “Poesia ao Pé do Ouvido”, prestigiada em grandes eventos de cultura da cidade.

Seguida das palavras do reitor, Junior Soler, e da vice-reitora, Rosangela Juliano Bordon Bigulin, outra prata da casa fez as honras e abriu a semana de palestras; Katia Juliara Cassuchi, docente de Letras, falou para todas as licenciaturas “A Importância da Língua Portuguesa no Meio Acadêmico e Profissional”.

Na terça-feira, 30 de maio, foi a vez da Doutora e Mestre em Letras, professora Adriana Juliano Mendes de Campos. Docente desde 1996 na instituição, Adriana dialogou com propriedade para o curso de Letras e Pedagogia sobre a “Gestão de Aprendizagem no Século XXI – Complexidade e Múltiplas Inteligências”. Descontraída, a palestra teve até música em seu percurso: o hit “Como Uma Onda”, de Lulu Santos, casando excelentemente com o tema proposto na noite.

Quarta-feira (31), “A Escrita de Diários Pessoais na Aula de Língua Portuguesa e a Constituição da Intimidade” ficou sob o controle egressa do UNIJALES e Doutoranda em Educação pela UNESP, professora Danúbia Fernanda Zevoli Peres Tompes.

Na penúltima noite, 1º de junho, houve a palestra “O Diagnóstico em Educação Especial e os Ajustes Curriculares”. Quem protagonizou-a foi a coordenadora Municipal da Educação Especial de Jales, professora Márcia Batista Ataides. Márcia também é responsável pela formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino do município.

E, para finalizar, o 6º Fórum de Iniciação Científica “Os Percursos da Pesquisa na Formação Acadêmica”, realizado no Teatro Municipal de Jales – Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, apresentou aos discentes do UNIJALES na sexta-feira (02) os projetos de Iniciação Científica dos estudantes, dentre eles, quatro alunos do curso Letras: Érica Alcântara Primo, Gustavo Colleta Tamarossi, Maria Eduarda de Oliveira Falchi e Ryan Matheus Pedroso Sasso; promessas garantidas para levarem o nome do Centro Universitário para todo o país, quiçá, o mundo.