Loading

Notícias

image

Semana Acadêmica Integrada movimenta diversos cursos do UNIJALES

Educação Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social trocaram experiências entre alunos e palestrantes

Do dia 26 ao dia 30 de setembro, seis cursos do Centro Universitário de Jales se reuniram para prestigiar as palestras da Semana Acadêmica Integrada. A abertura foi feita no Ginásio de Esportes Cristóvam Soler e a responsável da noite foi a supervisora de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Jales, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, que trabalhou um assunto bastante pertinente e que gera dúvidas até nos mais experientes da área da educação; “Gestão Escolar: Recursos Humanos”.

Outra palestra que movimentou os cursos foi a de “Noções de Primeiros Socorros com ênfase em Manobras de Heimilick”, pela palestrante Polyana Tavares de Sousa Tobal, enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A informação passada aos presentes na quinta-feira (29) foi feita de forma precisa e destacou como segundos diante de uma urgência podem ser cruciais no salvamento de uma vida.

Clínica de Beach Tennis e Minicurso de Hidroginástica

O esporte queridinho do momento e a hidroginástica estiveram presentes na programação da Semana Acadêmica Integrada, especifica do curso de Educação Física, coordenado pela Profa. Dra. Viviane Kawano Dias. Na noite de terça-feira (27), os estudantes foram até o Clube do Ipê de Jales, no qual participaram de uma Clínica de Beach Tennis e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais desta modalidade esportiva por meio de um bate-papo incrível com os professores Miguel Antônio da Silva e Otto Alexander Moreira (ex-alunos do UNIJALES). Além disso, os futuros profissionais de educação física puderam praticar os fundamentos básicos deste esporte acompanhados de perto pelos professores e ainda se divertiram, disputando várias partidas de Beach Tennis uns com os outros.

Já na sexta-feira (30), foi realizado um minicurso de hidroginástica, na Escola de Natação e Hidroginástica Planeta Água. O professor Antônio Benjamin da Silva, especialista em natação e atividades aquáticas, mostrou para os alunos que também é possível trabalhar com treinamento aquático por meio desta modalidade e possibilitou aos participantes uma super aula. E quem achava que hidroginástica era uma atividade física indicada apenas para o público da terceira idade se surpreendeu!

Experiência histórica

Em História, os professores do curso realizaram uma roda de conversa intitulada “Os Caminhos da História”. Jémerson Quirino de Almeida, José Renato Sessino Toledo Barbosa e o coordenador de História, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, fizeram apontamentos sobre o papel da História na sociedade contemporânea, seus novos objetivos e abordagem para o trabalho historiográfico.

Na sexta, Gilberto Abreu de Oliveira dialogou e refletiu sobre “O Historiador e a História da Educação”. O Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul falou sobre os trabalhos no desenvolvimento de pesquisas dentro da área de atuação do historiador.

Música e muitas cores!

Compartilhando a mesma programação dos outros cursos na segunda, quarta e quinta, o curso de Letras teve a ilustre participação do professor de Literatura, Ronaldo Mota, na terça-feira (27), falando sobre "A interpretação de textos literários através de relações gramaticais".

No último dia, a pedagoga especialista em psicopedagogia Karla Pires realizou a oficina “Contos, cantos e encantos”, com a participação especial da professora Suellen Karla. A noite terminou com uma troca de experiências, músicas, e claro, de cores. Os alunos literalmente se coloriram, em alusão ao “vestir” e absorver coisas novas e levar tais vivências para a vida.

Tecnologia em alta

Os alunos de Matemática contaram com a visita do professor de Robótica, Eder Carlos Antoniassi. O mentor, acompanhado dos alunos da EE Profa. Maria das Dores F. Rocha, de Santa Rita D’Oeste promoveu uma palestra sobre “Robótica e Inteligência Artificial” e, com o auxílio dos alunos da escola, demonstrou os projetos realizados com fins pedagógicos.

Oficinas para os futuros pedagogos

Em Pedagogia, Marilene Aparecida Jorge do Prado promoveu na terça-feira a oficina “Educação Infantil (0 a 3 anos) – Assumi uma sala como professora! E agora?”. Em seguida, Tamara Dienifer Peresi Viota realizou a 2ª oficina, intitulada “Educação Infantil (4 a 5 anos) Dificuldades e Soluções”.

Na sexta-feira (30), a psicóloga Nathália Brito e a assistente social Vanessa Ferreira da Silva palestraram sobre “CRAS e a possibilidade de atuação do pedagogo). Alunos de Serviço Social também partilharam da palestra.

Presencial e on-line

A turma de Serviço Social da Educação a Distância - EAD, assistiu, por meio da plataforma Microsoft Teams, as palestras de segunda, quarta e quinta-feira. Na segunda (26), a Profa. Ma. Rosana Cardoso compartilhou com os alunos os “Eixos da Política de Assistência Social”.

Quarta, 28 de setembro, quem dialogou com os discentes foi Marijara Paulino, gestora administrativa do Projeto Corpo e Mente em Movimento – SACRA em Jales; vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e coordenadora social da Cáritas Diocesana de Jales. A bacharel em Serviço Social trabalhou “A Violência Contra a Mulher – O que mudou com a Lei Maria da Penha?”

Já na quinta-feira, duas palestras foram realizadas para os estudantes. “A Gestão do CRAS e Programas Sociais” ficou sob responsabilidade da coordenadora do CRAS de Jales, Profa. Esp. Nilcemara Veroneis Rossini. Na segunda metade da noite, Meire Kely de Souza dos Santos, especialista em Trabalho Socioeducativo do Serviço Social e Assistente Social do CRAS de Jales falou sobre “Atuação do Assistente Social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF”.

Na sexta (30), de forma presencial, a programação foi integrada com o curso de pedagogia - Exposição por uma assistente social e uma psicóloga, sobre o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

Confraternização

Na quarta-feira (28), os universitários foram até o SEVEN CAFÉ BAR para se descontraírem. Temática, a festa à fantasia foi embalada pela dupla Igor & Henrique. Professores e alunos aproveitaram a programação e confraternizaram. Para muitos, foi a primeira vez que sentiram toda a sinergia e a importância do contato presencial, após um longo período de restrições ocasionadas pela pandemia.



Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!