Torne-se um Herói: campanha para doação de medula óssea mobiliza alunos do UNIJALES

O Centro Universitário de Jales iniciou a semana com um belo ato: o de tornar possível a salvação de incontáveis vidas! A campanha Seja um Herói, que visa o cadastro de pessoas para o banco de medula nacional, veio até o UNIJALES, por meio do projeto interdisciplinar dos alunos do 3º e 7º semestre de Biomedicina e Farmácia, denominado “Torne-se um Herói”.

Recepcionados na noite de segunda-feira, 05 de junho, pelos professores Adônis Coelho e Ivis Cristiane da Silva, no Laboratório de Análises Clínicas da instituição, os trabalhadores do Hemocentro de Fernandópolis, responsáveis por cadastrar e colher o material sanguíneo para o banco fizeram um excelente trabalho com os que se propuseram a tirar alguns minutinhos para participar da ação. Ao todo, 69 cadastros foram feitos; um número bem maior do que o esperado pelos organizadores. Lembrando que nem todos que se disponibilizaram puderam doar, pois os requisitos básicos para o cadastro eram ter entre 18 e 35 anos, não possuir histórico de doenças oncológicas, hepatites B e C e HIV.

Campanha

O projeto voluntário “Seja um Herói” iniciou-se pela mão de um fernandopolense chamado Claudio José dos Santos de Azevedo, que, em um ato de amor e superação, transformou sua dor em esperança para milhares de pessoas. Claudio perdeu o filho João Pedro para a leucemia, pouco tempo depois de descobrir a compatibilidade do pequeno com sua irmã, na época, recém-nascida.

Pelo bem de todos!

O UNIJALES busca realizar todos os anos, seja por meio de projetos estudantis ou ações internas, o cadastro para a doação de sangue e medula óssea. O único momento em que não houve a vinda dos trabalhadores do hemocentro foi durante a pandemia da Covid-19.

A coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Kelys Ramos, que auxiliou na organização junto aos professores e alunos responsáveis pelo projeto, assim como toda equipe do Centro Universitário agradecem o gesto de todos que ajudaram, seja no compartilhamento das peças publicitárias nas redes sociais, no ato de vir até o prédio para realizar o cadastro e aqueles que, mesmo não podendo por causa dos requisitos citados, encorajaram o comparecimento de muitos na noite de segunda-feira.