Loading

Notícias

image

UNIJALES: A TRADIÇÃO DA QUALIDADE

Estamos felizes com o recredenciamento do Centro Universitário de Jales e com a excelente avaliação alcançada, pois trata-se do reconhecimento de uma Comissão de avaliadores externos e extremamente criteriosa, representando o MEC. A nota 4, numa escala de 1 a 5, é prova incontestável que o nosso esforço e compromisso com a educação estão na direção certa. No entanto, se olharmos o que compõe a Instituição UNIJALES e o que foi trilhado até aqui, veremos que nota é apenas a ponta do iceberg na luta cotidiana para levar à sala de aula um projeto acadêmico inovador e pautado no desenvolvimento humano. Um projeto que visa, sobretudo, aprimorar e instrumentalizar tecnicamente e intelectualmente tanto docentes quanto discentes para desbravar e vencer as incertezas do futuro. Sem dúvida, essa é a nossa missão maior.  
Neste sentido, a experiência é um elemento fundamental no acerto de propostas e na lucidez necessária para escolha de caminhos que nos leve ao sucesso. A educação sempre nos acompanha e está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade, se transformando, e, ao mesmo tempo sendo agente de sua transformação. Porém, sua qualidade só pode ser medida pelo seu alcance no tempo, ou seja, pelo resultado de sua obra. A educação não se constrói no imediatismo frenético do dia a dia, uma vez que ela produz a base de uma dimensão intelectual, capaz de oferecer soluções num mundo marcado pelo imperativo do efêmero. Nesse caso, entende-se que a rapidez da boa resposta aos anseios do nosso tempo depende da profundidade dessa base. De tal modo, a tradição é o porto seguro da educação. 
Assim sendo, fundar e construir uma instituição de ensino superior, só é possível com a soma de experiências e o desejo de se fazer o melhor, cabendo ao tempo, indicar erros e acertos nessa trajetória. Desse modo, chegar aos 50 anos dedicados a formar cidadãos preparados para o futuro é indicativo da busca incessante para cumprir a missão educativa. O currículo e as propostas educacionais, vão expressar qualitativamente a sociedade que se engendra. 
De tal maneira, quando pensamos uma instituição de ensino, como é o caso da UNIJALES, hoje, muitas vezes não nos damos conta da sua complexidade e do emaranhado de atividades e conexões que envolve e sustentam sua missão. Na teia que forma a qualidade do ensino estão um conjunto de elementos que se entrecruzam para entregar à sociedade pessoas preparadas e capazes de atender suas demandas. Encontra-se, ali, a arquitetura de um conjunto, cujas fronteiras vão além de cargos e funções.  
Na manutenção e operacionalidade bem-sucedidas do Centro Universitário de Jales, está a luta silenciosa e invisível de cada profissional. Assim, vale destacar que em nossa composição, temos aquele funcionário que muitas vezes, apesar de enfrentar a dor de um problema pessoal, coloca seu lado profissional acima de tudo, exercendo seu trabalho com amor e dedicação. O professor que, mesmo nas horas de descanso ou de convívio com a família, busca seu aperfeiçoamento com leituras formativas, cursos e a busca por aulas inovadoras. Os coordenadores que, em conjunto com seus professores, desenvolvem projetos acadêmicos, incentivam e orientam a pesquisa. Os diretores engajados em liderar avanços e dar sustentabilidade para o crescimento da atividade acadêmica. Os mantenedores que no isolamento de sua sala enfrentam as turbulências das crises e os gigantescos desafios da falta de recursos para viabilizar os projetos que respondam aos anseios da missão institucional.  
Tudo isso, evidentemente, aliado a confiança de alunos e autoridades municipais que depositam em nós a confiança necessária para o bom resultado do trabalho educativo. Se numa escala de 1 a 5, a instituição tirou 4 é porque conta com uma equipe nota 10 e alunos comprometidos com uma formação de excelência. Parabéns! 
Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego 
Vice-Reitor Acadêmico 


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!