UNIJALES concede bolsas de estudos integrais para escolas estaduais de Jales

O sonho de adentrar ao ensino superior faz parte da rotina de inúmeros jovens, principalmente quando chegam ao terceiro ano do Ensino Médio; nesta época a projeção do futuro profissional começa a se tornar mais nítida, sobretudo com o surgimento daquela pergunta que deixa muitos ansiosos: “o que você vai fazer ao sair do terceiro ano?”

Não são todos que conseguem responder de imediato, já outros possuem a resposta desde muito cedo, porém, por problemas pessoais e financeiros, a meta de iniciar uma graduação fica cada vez mais longínqua. Visando alunos desempenhados, que se destacam por suas habilidades e compromissos dentro da sala de aula, o Centro Universitário de Jales concedeu seis bolsas bolsas de estudos integrais para cada escola estadual do município de Jales, sendo elas; “EE Juvenal Giraldelli”; “EE Prof. Carlos de Arnaldo Silva”, “EE Prof.ª Sueli da Silveira Marin Batista”; “EE Prof.ª Onélia Faggioni Moreira”; “EE Dom Artur Horthuis” e “EE Dr. Euplhy Jalles”.

A primeira escola a ser visitada na terça-feira, 28 de junho, foi a “EE Juvenal Giradelli”, sob o comando do diretor Jonas Negro Gerez Sanches. o Termo de Convênio foi entregue pela vice-reitora do UNIJALES, Rosangela Bordon Bigulin ao diretor; na quarta (29), a coordenadora do curso de Serviço Social, Maria Aparecida Moreira Martins, foi a representante da IES na “EE Sueli da Silveira Marin Batista”. Maria foi recepcionada pela vice-diretora do Ensino Médio, Ivonete Domingos, pela coordenadora do Ensino Médio, Rosicler Fiorani e pelo coordenador do Ensino Fundamental, Carlos Zerbato. Quinta-feira, 30 de junho, três escolas receberam o Termo; no período da manhã, a visita foi realizada na “EE Prof. Carlos de Arnaldo Silva”, o diretor Luís Especiato e o Coordenador de Organização Escolar (COE), Percival Angelini foram os anfitriões. O reitor do UNIJALES, Junior Soler, junto com Maria Aparecida, levaram o Termo de Convênio até a escola. No período da tarde, a coordenadora Elaine Cristina de Brito, em conjunto com os professores da “EE Onélia Faggioni Moreira” recepcionaram Maria; logo após, na “EE Dr. Euplhy Jalles”, a coordenadora do Ensino Médio, Célia Aparecida Leoci representou a unidade durante a entrega. Sexta-feira, 1º de julho, foi o último dia de visitação. Na “EE Dom Artur Horthuis, quem recebeu o Termo foi a diretora Silvia Cristina Pissolito.

Proposta

A oferta foi feita para os diretores de cada unidade, destacando que o aluno escolhido precisa se enquadrar nos fatores definidos pelo Termo de Convênio.

O convênio firmado estabeleceu a concessão de uma bolsa de estudos para cada uma das escolas citadas acima, ressaltando critérios que devem ser levados em conta ao escolher o aluno que será contemplado. Este deve ter o melhor desempenho dentre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da unidade e apresentar condições de vulnerabilidade socioeconômica.