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Unijales e Diretoria de Ensino na luta por uma educação de qualidade

Um dos grandes desafios da educação brasileira, nos últimos anos, tem sido mudar um quadro indesejável e até mesmo vergonhoso em comparação aos demais países. Os indicadores de qualidade insistem em apontar enormes defasagens no processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica brasileira. No último levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Aluno (PISA), apresentado no terceiro trimestre de 2016, cujo ranking é divulgado trienalmente, o Brasil ocupou a 59ª posição em leitura e a 65ª em matemática, num total de 70 países.
Essa incômoda situação tem provocado diversos debates entre os especialistas. Evidentemente, é uma posição desconfortável para todos que estão envolvidos na construção de uma sociedade justa e ao mesmo tempo capaz de promover oportunidades de forma equitativa para todos. Sendo a qualidade da educação a condição indispensável para a melhoria em todos os setores da vida econômica e social do país. 
Neste sentido, a Diretoria de Ensino de Jales vem contribuindo na árdua tarefa de ajudar o Brasil subir no ranking do PISA, pois nos últimos anos tem se destacado no avanço dos indicadores de qualidade da educação do Estado de São Paulo, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP). A cada novo IDESP, desde de sua criação em 2007, a Diretoria de Jales tem apresentado os melhores resultados do Estado, mantendo-se sempre nas primeiras posições. 
Mas quais quesitos são necessários para alavancar a qualidade do ensino? Sem dúvida que a melhoria nos resultados da educação é oriunda de um trabalho longo e persistente, envolvendo diversos fatores na sua composição, como um bom programa de ensino e uma política adequada para o funcionamento da estrutura escolar. Enfim, o esforço de todos os envolvidos tanto dentro do espaço escolar, quanto fora dele. Mas vale destacar que seria muito difícil avançar se não houvesse uma boa qualificação dos profissionais que atuam diretamente na educação, especialmente, dos professores e gestores pedagógicos.  
A Unijales, neste sentido, também se constitui como parte desse processo. Tendo em vista que os resultados na educação não são imediatos e só podem, portanto, serem alcançados ao longo do tempo, a tradição em excelência é o alicerce para os pilares de uma escolarização sólida e comprometida com o aprendizado. São quase 50 anos formando professores e gestores educacionais que desenvolve importantes trabalhos, não apenas na região de Jales, mas em diversas regiões do Estado e do país.   
Sendo assim, o compromisso com uma educação pública de qualidade é também da Unijales que, apesar de ser uma instituição privada, recebe em sua grande maioria estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino e proporciona uma formação primorosa, com mensalidades acessíveis, preparando-os para as atividades de docência na Educação Básica. Vale destacar também que essa relação com Rede Pública, em especial com a Diretoria de Ensino de Jales, é fortalecida pelos campos de estágios. Nossos estudantes, das mais diversas licenciaturas, fazem estágios por meio de observação e aplicação de projetos nas escolas públicas de Jales e região, condição essencial para se estabelecer vínculos com a missão educacional e contribuir na superação dos seus desafios.  
Nossos parabéns para os profissionais da Diretoria de Ensino de Jales pelos resultados obtidos nos indicadores de qualidade e muito obrigado pela parceria com a UNIJALES. Juntos por uma educação transformadora e de qualidade.  

Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego

Vice-Reitor Acadêmico


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