Unijales e Prefeitura realizam Semana Esportiva On-line

A Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Esportes, Cultura e Juventude e de Comunicação Social, em parceria com a Unijales, promoveu entre os dias 26 e 30 de abril, a primeira edição da Semana Esportiva On-line. Nomes de peso ministraram palestras através da plataforma digital Microsoft Teams.
Durante os cinco dias, as palestras tiveram início às 19h15, com exceção na sexta-feira, que começou às 19h00. O evento esportivo foi totalmente gratuito e os participantes receberam certificado de participação.
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Unijales, a professora dra. Viviane Kawano Dias, a Semana Esportiva começou na segunda-feira, dia 26 de abril, com a palestra do presidente do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), João Batista Carvalho e Silva, que há 40 anos milita na causa do esporte para pessoas com deficiência. Ele criou o Futebol de Amputados no Brasil, em 1986, foi presidente da Associação Brasileira de Desporto para Amputados entre 1990 e 1994, primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. O tema escolhido para a palestra não poderia ter sido outro: “Esporte Paralímpico”.
Na terça-feira, dia 27, foi a vez do professor André Arantes, que falou sobre “Esporte Escolar”. Graduado em Educação Física, pela Faculdade Dom Bosco de Brasília, mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. André foi Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e Diretor do Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte entre 2003 e 2015. Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O professor Celso Giacomini foi o palestrante da quarta-feira, dia 28. Técnico de Seleções Brasileiras com títulos Sul-Americanos e participações internacionais, classificando o Brasil para a Olimpíada de Atlanta em 1996. Realizou curso de aperfeiçoamento técnico em handebol na Romênia e Alemanha. O tema da palestra foi Handebol.
O ex-árbitro da Federação Paulista de Voleibol, Confederação Brasileira de Voleibol e Federação Internacional de Voleibol, o professor José Antônio de Carvalho ministrou na quinta-feira, dia 29, com o tema “Arbitragem no Voleibol”. Ele é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos e em Pedagogia pela Escola Superior de Educação Física de Batatais, com especializações em Atletismo, Basquete, Voleibol, Futebol e Natação.
Na sexta-feira, dia 30, foi a vez do comentarista esportivo Renatinho Santos, árbitro formado pela Federação Paulista de Basketball aos 12 anos de idade, sendo considerado o mais novo do mundo. Possui 36 anos de carreira e soma duas decisões de medalha de ouro Olímpicas (2000 e 2004), três campeonatos mundiais (uma final), considerado pela FIBA um dos melhores árbitros da história. Atuou há oito anos como comentarista no Grupo Globo, comentando NBA, Jogos Olímpicos e competições internacionais.
“Preparamos um ciclo de palestras com nomes expressivos, respeitados e que com muito conteúdo a nos passar através de suas palestras. Tivemos uma grande oportunidade de enriquecer nosso conhecimento através da 1ª Semana Esportiva On-line”, disse a professora Viviane.
“As práticas esportivas reúnem pessoas de diversos gostos e lugares diferentes, principalmente aqueles esportes em que a formação de times, para competir, é necessária. Porém estamos vivendo, há mais de um ano, uma pandemia, mas queremos dar continuidade às importantes ações do esporte, mesmo que não seja presencialmente. Para isso realizamos a 1ª Semana Esportiva On-line, pois sabemos que a integração dos atletas, mesmo à distância, através desse bate-papo, é essencial para o engrandecimento do conhecimento. Nesse sentido, os eventos esportivos são oportunidades para reunir atletas e profissionais da área, tanto para auxiliar no aprendizado de novos atletas, quanto para motivar quem já está nesse meio há mais tempo”, ressaltou o secretário municipal de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni.