UNIJALES participa de 2ª Caminhada da Mulher

Manhã de domingo, o sol se preparando para aquecer o restante do dia e os alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia já estavam prontos para iniciar o trajeto da 2ª Caminhada da Mulher, evento realizado no dia 05 em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade, encabeçada pela Prefeitura de Jales por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude contou com diversos colabores, entre eles o Centro Universitário de Jales, que prestou serviços à comunidade no espaço montado na Praça João Mariano de Freitas, ponto de concentração da caminhada.

Por meio do Projeto Extensionista, a Profa. Me. Rosimeire da Silva levou os calouros do curso de Enfermagem e Fisioterapia, que aferiram a pressão dos presentes. A Profa. Me. Roselene Tribioli colaborou, acompanhando os veteranos de Fisioterapia. Já os alunos de Educação Física ficaram sob a supervisão da coordenadora do curso, Profa. Dra. Viviane Kawano Dias. Os futuros educadores físicos fizeram a análise de circunferência abdominal dos participantes para avaliar possíveis riscos de doenças cardiovasculares. Utilizando fita métrica, os estudantes mediram a cintura, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, nos homens esta medida não deve ultrapassar os 94 centímetros e nas mulheres, 90 centímetros. Para quem estava próximo da medida ou acima dela, orientações sobre atitudes que possam melhorar a saúde foram dadas antes do trajeto. Além de auxiliar os participantes, os universitários também fizeram o percurso da caminhada e se integraram nas demais atividades propostas.

O reitor do Centro Universitário de Jales, Oswaldo Soler Junior e a Profa. Dra. Viviane Kawano Dias, que também é diretora de Graduação da instituição participaram da cerimônia de abertura, ao lado prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira; do secretário municipal de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alziane Rossafa Moreira e demais autoridades.

Missão

O Centro Universitário de Jales sempre apoiou eventos que visam práticas esportivas e promoção de ações sociais para a melhoria da qualidade de vida da população.

Eventos como a 2ª Caminhada da Mulher são importantíssimos tanto para a comunidade que participa ativamente quanto para os alunos, que saem do ambiente escolar e vão vivenciar experiências na prática.