Unijales realiza de forma on-line o IV Fórum Científico, com 500 alunos inscritos

Nos dias 11 e 12 de agosto o Programa de Iniciação Científica da UNIJALES (PIC), vinculado a Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, promoveu o IV Fórum Científico, “Respeitar a Ciência é Respeitar a Vida”
Com objetivo de dialogar com as diferentes áreas do conhecimento e ao mesmo tempo debater os desafios de se fazer pesquisa na atual realidade, o fórum contou com bolsistas do PIC, alunos que estão finalizando o TCC e convidados renomados na produção acadêmica. Foram 500 alunos inscritos e 300 que acompanharam todo o evento.
Fazer Ciência não é um privilégio apenas dos grandes centros e universidades. O importante é que a pesquisa atenda, também, as necessidades locais, que ofereça melhorias aos problemas da comunidade.
A Doutora em Enfermagem pela USP, Daniele Alcalá Pompeo e atualmente coordenadora do Mestrado em Enfermagem da FAMERP, enfatizou a importância do TCC. Segundo Pompeo, é preciso desmistificar o TCC, ele é a primeira pesquisa que fazemos. É por meio do Trabalho de Conclusão de Curso que aprendemos fazer pesquisa. Ressaltando, ainda, que o interesse em pesquisa é fundamental para o sucesso no mercado de trabalho. Não basta ficar com o que recebemos da graduação, mas é preciso buscar, pois o conhecimento muda ao longo do tempo. Se eu não buscar, o indivíduo fica para trás.