Loading

Notícias

image

Unijales realiza importante evento acadêmico, II Fórum Científico

No dia 26 de abril, na Câmara Municipal de Jales, alunos da Unijales puderam participar de um importante evento acadêmico, o II Fórum Científico. Além de palestra, 6 trabalhos de pesquisa foram apresentados.
O Centro Universitário de Jales evidencia seu compromisso com a excelência acadêmica a cada dia, por meio de atividades focadas no processo de formação discente e que asseguram o desenvolvimento pleno do tripé ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, não há dúvidas de que a realização do II Fórum Científico é uma evidência contundente desse compromisso. 
A realização de um Fórum é sempre um momento carregado de expectativas com vistas aos avanços almejados. No caso de um Fórum Científico, isso se torna muito mais eloquente, tendo em vista que a ciência caminha, por sua natureza, em busca de respostas para indagações que ela própria não cessa de elaborar. Desse modo, fazer ciência é se dispor ao enfrentamento constante de percalços e desafios. As vezes entrincheirada por dilemas éticos e culturais, a ciência quase sempre emerge como luz nas trevas da ignorância humana. Paradoxal, na medida que necessita da solidão do pesquisador, ela só se realiza no coletivo. 
Enfim, a ciência é o que faz do homem o que ele é, complexo e inacabado, mas com a pretensão incurável de alcançar a perfeição, ainda que consciente de suas limitações. 
Tal sentido, não é diferente para nós que ensaiamos os primeiros passos e lutamos para que nossos estudantes entendam que fazer ciência é dar continuidade ao curso da humanidade. Dessa maneira, há doze anos o Centro Universitário de Jales segue somando esforços para contribuir no desenvolvimento científico. Há, portanto, mais de uma década que nossos universitários contam com um programa de apoio a pesquisa, por meio do PIC (Programa de Iniciação Científica), que já encaminhou diversos participantes para programas de Mestrado. 
Com a consolidação do Núcleo de Estudos Acadêmicos deu-se mais um passo importante rumo a ampliação de nossa contribuição no campo da ciência, abrangendo as diversas áreas do conhecimento em que atuamos. Como meio de fomentar e subsidiar o desenvolvimento da pesquisa e, respectivamente, da produção de artigos científicos, o Fórum se vinculou a já tradicional REUNI, a revista científica da Unijales. Para 2019 foram mais de 50 trabalhos inscritos. Estamos recebendo participantes de instituições vizinhas como das cidades de Fernandópolis e Santa Fé do Sul, mas também de lugares mais distantes como da UNESP, campus de Assis/SP. 
Além disso, este ano o Fórum teve a participação especial do professor Dr. Edilson Moreira de Oliveira, da UNESP de Rio Preto, que abordou o tema “Desafios da Pesquisa na Contemporaneidade”. Neste sentido, abrimos os caminhos para a produção 2019 e reafirmamos o compromisso com missão de preparar nossos estudantes para o futuro. 
O II Fórum Científico foi organizado pelo Núcleo de Estudos Acadêmicos, com respaldo dos coordenadores da Instituição. 

Silvio Luiz Lofego


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!