Unijales realiza XIV Jornada de Iniciação Científica, com presença de palestrante internacional

Na última semana, nos dias 11 e 12 de novembro, a Unijales, através do professor Dr. Silvio Luiz Lofego, realizou a XIV Jornada de Iniciação Científica, com o tema “Ciência On-line e os novos e velhos desafios.
Na noite de abertura, a Jornada contou com a participação de renomados profissionais, incluindo uma palestrante internacional, Julieth Orduña Ortega, que falou diretamente da Colômbia. Também estiveram presentes, de forma on-line, os palestrantes, professor Me. Luiz Alexandre Simões de Castro e professor Dr. Adem Assunção Lamounier.
A noite foi marcada por uma ode à ciência humanista, conforme destacou um dos palestrantes e contou com uma plateia virtual de mais de 200 pessoas. Foram três horas de uma mesa redonda intensa, cativante e instigante para os amantes do conhecimento.
“Reunimos numa mesa redonda virtual, três pesquisadores de áreas de diferentes e vivencias bastante particulares, mas em comum o desafio de uma pandemia. A profa. Dra. Julieth Orduña Ortega, da Universidad Santiago de Cali (USC), Colômbia, trouxe um rico relato da situação da pesquisa em seu país, sendo possível identificar diferenças e semelhanças com a situação brasileira. Com mais de 460 inscritos, a Jornada também foi uma ode à ciência humanista, conforme destacou Prof. Dr. Aden Assunção Lamounier, doutor pela UFF/Rio de Janeiro. O prof. Me. Luiz Alexandre Simões de Castro, doutorando pela Unesp/Rio Preto, mas que já percorreu várias Universidades como pesquisador, inclusive no Canadá, lembrou as condições materiais e emocionais para se fazer ciência no Brasil e no mundo”, ressaltou Silvio Lofego.
O segundo dia, foi marcado por apresentações de trabalhos de pesquisas de grupos de Direito e Gestão; Saúde e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
“A XIV Jornada de Iniciação Científica da UNIJALES, intitulada Ciência On-line e os novos e velhos desafios, foi também a segunda que realizamos por meio da plataforma digital Teams. Desse modo, mais acostumados com esse novo modo de fazer evento acadêmico, pudemos aprimorar e transformar a Jornada de 2021 num grande acontecimento. Já na noite de abertura foi um encontro foi memorável, participantes relataram que foi o melhor encontro acadêmicos que já haviam participado. Com convidados do Brasil e do exterior, a jornada foi, sem dúvida, um momento muito especial para pensar a importância da ciência em nossas vidas, sem esquecer que foi graças ao trabalho incansável de cientistas no mundo todo que estamos superando a tragédia do Covid/19”, disse o diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Silvio Lofego.
A Jornada de Iniciação Científica cumpriu mais uma vez a missão de valorizar e divulgar a produção acadêmica do Centro Universitário de Jales.