Loading

Notícias

image

V Edição dos Jogos Universitários do UNIJALES agitam atletas e torcedores

Final de outubro: tempo de tirar o uniforme esportivo do guarda-roupas e literalmente vestir a camisa! Foi assim que os estudantes do Centro Universitário de Jales agiram, do dia 24 ao dia 28, para celebrar o retorno dos Jogos Universitários do UNIJALES – JUNU. A comemoração foi dupla, tanto pelo retorno dos jogos quanto pela emoção, de reunir a torcida nas arquibancadas do ginásio de esportes Cristóvam Soler, após dois anos de hiato por causa da pandemia.

Organizado pelos alunos do terceiro ano de Educação Física, por meio da disciplina de Pesquisas e Práticas em Educação Física III, sob supervisão da profa. Mary Lizete Lourenço dos Santos e pela coordenadora do curso, profa. Viviane Kawano Dias, com o apoio dos professores, a quinta edição foi um sucesso. Basquete, damas, futsal, handebol e voleibol foram os esportes que levaram os times a entrarem em campo.

A abertura foi na segunda-feira, 24 de outubro, com a entrada das delegações seguida dos Hinos e Juramentos, tanto do atleta quanto à Bandeira. Em seguida, apresentações embalaram o público presente; as meninas do Studio de Dança Julianne Magri agitaram com a dança do ventre, já a Roda de Capoeira do professor Valmir Bezerra foi um show à parte.

Mesmo com a alegria contagiando a todos, segunda também foi um dia triste para o Centro; Luciano Barbosa dos Santos, aluno do sexto semestre do curso de Direito faleceu no dia anterior ao início dos jogos. Muito querido pelos estudantes e docentes, Luciano ganhou uma homenagem da sua turma, e o minuto de silêncio pedido, em sua memória, ecoou no ginásio.

Times formados

Para compreender a tabela dos jogos é preciso saber a formação das equipes. Ao todo houveram oito formações:

- Bacharéis, composto pelos alunos de Ciências Contábeis e Administração;

- Direito +, formado pelos alunos de ambos os gêneros de Direito e de Ciências Biológicas (masculino);

- Educação Física A+, composto pelos discentes de Educação Física (bacharelado), 1° ano de Educação Física, alunas de Fisioterapia e alunos de História (masculino);

- Educação Física B+, formado pelo 2° e 3° ano de Educação Física, Ciências Contábeis, Biomedicina e Fisioterapia (feminino).

- Licenciaturas+, com discentes de Letras, Pedagogia e Biomedicina (feminino);

- Saúde 1, tendo estudantes de Fisioterapia, Enfermagem e Estética;

- Saúde 2+, composto por alunos de Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas e Letras (masculino);

- UNIJALES, com professores e funcionários do Centro Universitário de Jales.

Grandes embates

No ginásio, o voleibol masculino iniciou a todo vapor na primeira noite, após a cerimônia de abertura. Educação Física A+ contra os alunos de Saúde 1. Na sequência, os Bacharéis disputaram com a equipe do UNIJALES. Finalizando a segunda-feira, o futsal masculino bateu um bolão: Saúde 2+ contra Direito+. No pátio, a competição de damas seguiu acirrada, consagrando-se campeões as equipes do UNIJALES em 1º lugar (feminino) e Educação Física A (masculino).

Como haviam diversos jogos em um curto período de tempo, outro espaço também fora utilizado além das dependências do UNIJALES; a quadra da E.E. Dr. Euphly Jalles, que acolheu os jogos de voleibol feminino e masculino. No feminino, Educação Física A+ contra Licenciatura+ e UNIJALES contra Direito+, na terça-feira, 25 de outubro. No ginásio do Centro, a disputa seguiu nos jogos de basquetebol masculino entre Direito+ e Saúde2+; Educação Física A e Saúde 1, Educação Física B+ e Bacharéis. Em seguida, o handebol masculino entrou em quadra: Bacharéis contra Saúde 1 e UNIJALES contra Educação Física B+. O último jogou ficou por conta das alunas, em uma partida de handebol entre Educação Física B+ e Educação Física A+.

Na quarta-feira, também na quadra da E.E. Dr. Euphly Jalles, o voleibol masculino teve confrontos entre Educação Física A+ x Saúde 1 e Bacharéis contra UNIJALES. Educação Física A+ prosseguiu na disputa e derrotou Direito+, na sequência e UNIJALES, campeã do primeiro embate, jogou contra Educação Física B, obtendo novamente a vitória.

No Centro Universitário, o primeiro jogo da noite ficou sob a responsabilidade das garotas do vôlei feminino; Educação Física A rivalizou com Licenciatura, e, a seguir, vencendo a disputa, rivalizou com suas iguais, as meninas do Educação Física B e também levou a melhor. O handebol feminino ficou marcado entre Educação Física B+ e Direito. No basquete masculino, Direito+ disputou com Saúde 2; Direito levou a melhor e enfrentou UNIJALES, porém, desta vez a vitória foi do UNIJALES. Educação Física B bateu de frente com Saúde 1, eliminando o time, na sequência. Educação Física B se sobressaiu contra os Bacharéis. O futsal masculino teve disputa da Educação Física A contra Saúde 1 e Saúde 2 contra Direito+ (vitória do Direito).

Quinta, dia 27, foi a final do vôlei masculino: UNIJALES enfrentou Educação Física A; o jogo terminou com vitória do UNIJALES. Também ficou marcado pelo fim do embate do vôlei feminino: Educação Física A e Direito+. Educação Física A se sobressaiu e venceu a disputa. No basquete, tanto a batalha entre Educação Física A e Educação Física B no masculino e feminino renderam o título de campeão para Educação Física A.

Na sexta, último dia do JUNU, a Educação Física B garantiu o primeiro lugar no handebol feminino por meio de confronto direto; no handebol masculino, Saúde 1 contra Educação Física B: vitória da Educação Física B. O futsal masculino ficou marcado pelo confronto entre Direito+ e Educação Física B. Direito+ levou a melhor e conquistou o primeiro lugar. No futsal feminino, embate entre iguais: Educação Física A e B. Vitória da equipe A.

Pontuação geral do JUNU

Educação Física A alcançou a 1ª colocação e saiu vitoriosa do V JUNU. Com 78 pontos conquistados, a equipe ganhou 1º lugar em damas (masculino), no basquete (masculino e feminino), no futsal (feminino) e 1º no vôlei (feminino); 2º lugar no handebol (feminino) e no vôlei (masculino); 3º no handebol (masculino); 4º lugar em damas (feminino) e 6º no futsal (masculino).

A 2ª colocação ficou com a Educação Física B, com 73 pontos, garantindo o 1º lugar no handebol feminino, o 2º lugar em damas (masculino), basquete (feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino) e 3º lugar em Damas (feminino), basquete (masculino) e vôlei (masculino e feminino).

O 3º colocado foi o time do UNIJALES, obtendo 44 pontos e conquistando o 1º lugar em damas (feminino), handebol (masculino) e vôlei (masculino); 2º lugar no basquete (masculino) e 4º no vôlei (feminino).

O 4º Colocado foi o curso de Direito, com 37 pontos, garantindo o 1º lugar no futsal (masculino), 2º lugar no vôlei (feminino), 3º no handebol (feminino) e 4º lugar no basquete e vôlei (ambos masculinos).

O 5º colocado foi o time dos Bacharéis, com 24 pontos, conquistando o 3º lugar em Damas e futsal e 5º em basquete, handebol e vôlei (masculino).

Saúde 1 terminou como 6º colocado, com 16 pontos, ficando em 4º no futsal e handebol (masculinos) e em 6º no basquete e no vôlei (também masculinos).

Licenciaturas garantiram o 2º lugar em Damas e 5º no vôlei (feminino), com 16 pontos, terminando em 7º colocado.

Saúde 2, com 11 pontos ficou em 8º, com o 5º lugar no futsal e 7º no basquete (masculino).


Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!