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XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: SUPERANDO DESAFIOS

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. (ANDES, 2003, p. 30 apud MAZZILLI; MACIEL, 2010)

De acordo com Nadia Gaiofatto Gonçalves, o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão deriva de demandas por mudanças necessárias acerca da função da Universidade, um desafio já presente no artigo 207 da Constituição Federal de 1988. No Centro Universitário de Jales, esse princípio começa ganhar corpo com a implantação do Programa de Iniciação Científica em 2007. No final daquele ano, realizamos a primeira Jornada de Iniciação Científica. São 13 anos buscando trazer para a comunidade todo o esforço de nossos professores e estudantes para dar sua contribuição à ciência.
Num ano marcado pelo imprevisível e pelo imponderável, cuja esperança na ciência, bem como sua negação estiveram no centro de acalorados debates, pode-se dizer que há tempos a ciência não era tão necessária e, ao mesmo tempo, tão desafiada. Sem muita clareza sobre os rumos da humanidade, nossos intelectuais deverão enfrentar os desafios de analisar e desvendar a teia pandêmica de 2020. Por essa razão, o tema da Jornada, neste ano, foi PESQUISA CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desafios e Perspectivas, levado ao público por meio de live e salas virtuais, utilizando a plataforma digital Microsoft Teams. 
Mal havia começado o ano e o tempo do calendário, de algum modo, foi suspenso, a rotina de trabalho e de estudos entraram em colapso. As adversidades trazidas pela quarenta mundial demandaram esforços linguísticos para que pudéssemos compreender o incompreensível. Expressões como reinvenção e “novo normal” invadiram jornais e revistas como significativos de esperança e resignação. Neste sentido, empurrados pela dramática situação da saúde pública mundial, fomos obrigados a nos reprogramar. Enfrentamos o incômodo distanciamento social, amenizado, em parte, pelos avanços tecnológicos, e, desse modo, ressignificamos a nossa aula, a nossa pesquisa e o nosso modo de produzir. Com espaços virtuais, fizemos o que antes era feito acompanhado de abraços, sorrisos, testas franzidas, tensões, mas, antes de tudo, com muito calor humano. De tal modo, ensino, pesquisa e extensão puderam colocar em prática teorias de inovação que antes eram apenas promessa. Forjado pela pandemia, fizemos uma revolução digital. 
Como prova da nossa capacidade de produção acadêmica, seguimos firmes na missão de produção e socialização do conhecimento. A Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJALES, sente-se orgulhosa de sua dedicada, competente e compromissada equipe que possibilitou um evento que se constituiu no ápice da nossa excelência acadêmica/científica. Persistimos, enquanto Instituição de Ensino Superior, como paladinos da Ciência e do desenvolvimento humano.  
E assim, esperançosos em novos tempos de bem estar social e de aperfeiçoamento humano, realizamos a XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, como símbolo da nossa força na construção um futuro melhor. 

Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego
Vice-reitor acadêmico/UNIJALES 


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