XV Jornada de Iniciação Científica do UNIJALES ressalta a grande importância da pesquisa no âmbito a

A perspectiva dentro do alcance do olhar nos últimos anos transcendeu barreiras e quebrou paradigmas que ainda eram muito entrelaçados pelos modos de elaboração e execução de ideias na questão da pesquisa dentro do mundo acadêmico. O tato, o contato, a sincronia da presença entre aluno e orientador precisou de ser realizada por intermédio de telas, trocas de áudios e demais tecnologias para prosseguir. A edição passada da Jornada Científica carregava em seu tema “A Ciência On-line e os Novos e Velhos Desafios”; sem alusões, mas com toda adaptação possível ocasionada pela pandemia, todos os trabalhos foram desenvolvidos e apresentados de forma remota. Neste ano, a XV Jornada de Iniciação Científica pôde ser realizada presencialmente, nos dias 10 e 11 de outubro, movimentando docentes e discentes do Centro Universitário de Jales e região.

Carregando como tema a “Ciência e Sociedade”, o evento teve a abertura oficializada no Teatro Municipal de Jales, na noite de quinta-feira (10). O Prof. Me. Ian Especiato representou o organizador do trabalho, o Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão da instituição, que não pôde comparecer na data por motivos de saúde. Proferindo um belo discurso de iniciação escrito pelo diretor, Ian, na sequência comentou sobre sua formação e ilustrou de forma sucinta o caminho que trilhou com as pesquisas em sua jornada pessoal.

Após a finalização dos dizeres, a palavra foi passada a José Marcos Rezende, professor PhD, que levou os alunos a refletirem sobre as escolhas durante a graduação e os passos que podem ser dados sobre a pesquisa científica. Por meio da palestra “Me formei... E agora?”, o docente falou do início de seus estudos até suas experiências internacionais como pesquisador.

A segunda palestra, sob os cuidados do Prof. Dr. João Paulo Pereira Coelho mostrou que o percurso da educação proporciona uma farta colheita. Sua experiência na área de História também lhe rendeu muitas vivências que puderam ser narradas aos presentes.

No dia 11, o trabalho continuou dentro dos muros do UNIJALES; mais de 150 alunos e docentes apresentaram seus trabalhos, que podem ser conferidos na aba “pesquisa”, no site do Centro Universitário. Realizados de forma simultânea, os pesquisadores foram divididos em doze salas, cada uma com tema e área específicos dos alunos participantes.

Conexão com outras instituições

A XV Jornada de Iniciação Científica “Ciência e Sociedade” teve a participação de outras instituições do noroeste paulista, sendo elas a Unibrasil, Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF; ambas de Fernandópolis/SP e Unifunec, de Santa Fé do Sul/SP.

Para o diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, cursos superiores que não trabalhem na produção do conhecimento são inconcebíveis. “Vivemos um mundo em que a nossa capacidade de reavaliar e discernir será cada vez mais colocada a prova e estar preparado para esse desafio é fundamental”, destacou em seu texto de apresentação.

Silvio também agradeceu a interação e o compartilhamento de experiências com outras instituições. “Que a ciência traga a cura da ignorância, da intolerância e da injustiça”, finalizou.