Loading

Pós-graduação

Pós-graduação

Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA

Duração: 750h
Preço: R$300
  • image

Informações

Carga horária: 750h

Duração mínima: 18 meses

Início do curso: 2023

Coordenação: Professor Especialista Washington Pissuto

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

I) JUSTIFICATIVA

A educação precisa estar preparada para enfrentar os desafios e necessidades de oferecer uma educação com qualidade para todos os seus alunos. Torna-se fundamental que a educação com qualidade considere que, cada aluno numa escola, demonstra características próprias no ritmo de aprendizagem, na diversidade de interesses e no conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais.

Na atualidade, o desafio da escola é proporcionar a diversidade de alunos que nela é representado, tentativas de se construir um conceito que possua bons resultados no processo ensino e aprendizagem, de forma que sejam incluídos neste processo todos que dele são por direito.

Desta forma, torna-se necessário a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, uma vez que a inclusão traz como orientação básica, proporcionar a educação para todos, pois é um direito constitucional do aluno com deficiência.

Quando se observa o comportamento, este pode ser explicado pela identificação da sua causa e de suas consequências, compete ao analista do comportamento de uma criança com transtorno do espectro autista, ensinar comportamentos alternativos que possam provocar as mesmas consequências que o comportamento inapropriado provocava, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e na interação dessa criança.

A análise do comportamento aplicada, ou ABA é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com desenvolvimento neuro atípico.

É o uso científico dos princípios da abordagem comportamental para desenvolver, manter e aumentar comportamentos desejados e diminuir comportamentos indesejados. Envolvendo uma serie de diferentes estratégias, que podem ser utilizadas em variadas situações para modificar ou ensinar novos comportamentos (ANDERSON,2007, p.10).

Então, quando se tem um determinado comportamento de um aluno com transtorno do espectro autista, é realizada a análise sobre ele, podendo ser pensando em uma intervenção para alterar aquele comportamento.

As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento, principalmente em casos mais graves de autismo. Para o analista do comportamento ser terapeuta significa atuar como educador, uma vez que o tratamento envolve um processo abrangente e estruturado de ensino-aprendizagem ou reaprendizagem.

II) OBJETIVO

Capacitar e qualificar profissionais da saúde e educação para que possam compreender e desenvolver o trabalho junto ao público com transtorno do espectro autista, utilizando a Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, para que possam ter maior segurança em participar no processo de formação geral da pessoa com autismo.

III) PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados na área da saúde e educação.

IV) RESPONSÁVEL:

Psicólogo e Pedagogo Especialista Washington Pissuto

V) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:

• Cópia do CPF e RG

• Cópia do Diploma do curso superior, devidamente registrado

• Currículo

• 1 foto 3x4 recente

• Assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais, no ato da matrícula

VI) CARGA HORÁRIA: 750 horas


INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

Desenvolvido por Tribo Propaganda

WhatsApp
Olá! Como vai? :D
Olá! A Unijales agradece seu contato. Nosso horário de atendimento por meio do WhatsApp é das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso você queira entrar em contato após estes horários, ligue para (17) 3622-1620. Obrigado!